quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dia histórico em que a Argentina aprovou o Casamento entre homossexuais


Dia 14 de julho. Guarde bem esta data, pois foi nela que a Argentina aprovou o casamento entre homossexuais. O país é o primeiro da América Latina a aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo. Um dia histórico, sem dúvidas. O país se torna a 10ª nação do mundo a reconhecer que os homossexuais têm os mesmos direitos de casais heterossexuais, como casamento, adoção, herança e outros benefícios.

A briga foi acirrada. Houve protestos de grupos religiosos, que organizaram marcha em direção ao Senado alegando que a medida era uma afronta à família tradicional e à igreja. Mesmo assim a votação foi favorável à comunidade LGBT. Foram 33 votos a favor e 27 contra, fazendo com que os homossexuais tenham seus direitos reconhecidos legalmente.

Mas para virar lei, o projeto depende ainda da sanção da presidente Cristina Kirchner, que já deu sinais de ser favorável à medida. “É um dia histórico. Se trata da primeira vez em que legislamos a favor de uma minoria", comemorou o senador Miguel Pichetto, líder do governo no Senado.

Ativistas LGBT argentinos comemoraram a decisão do Senado. "A lei representa o reconhecimento de todos os direitos que implica o casamento e também o acesso à igualdade perante a lei, que é uma ferramenta indispensável para conseguir a igualdade social", disse a titular da Federação de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais da Argentina (FALGBT), María Rachid, em entrevista à agência Efe.

Com a aprovação, o país entra para a história como o 1º país da América Latina a permitir a união legal entre pessoas do mesmo sexo, ao lado de países como Bélgica, Islândia. Portugal, Suécia, África do Sul, Noruega, Holanda, Espanha e Canadá. Quem sabe outros países vizinhos, até mesmo o Brasil, siga o exemplo da Argentina e repense sobre a legalização da união entre homossexuais que, aliás, vem sendo discutida e reivindicada há muito tempo.

É claro que a aprovação da lei não significa o fim do preconceito e discriminação, mas com certeza é um bom começo.

Publicado no site Cesar Giobbi no dia 15 de julho de 2010
http://onne.com.br/cesar/materia/variedades/14001/14-de-julho

Nenhum comentário: