quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Além da Vida


Filme de Clint Eastwood traz a morte como tema principal

Três personagens muito bem estruturados. Um pouco confusos entre si. Inglaterra, França e Estados Unidos, estes são os cenários. A morte é o que eles têm em comum. Mas não do mesmo jeito. Um vidente que vê seu dom como maldição, uma jornalista que passou pela experiência de quase morte e uma criança introvertida que perdeu seu irmão gêmeo e não sabe viver sem ele.
-- mãe, traz o Jason de volta!
-- você não está dizendo isso, só está pensando! Não vê que precisa dizer isso, fazer as coisas acontecerem. Você não é ele, ele não é você. São pessoas diferentes. Precisa tomar suas próprias decisões.

Vem o tsunami e devasta tudo.
-- corre, vem comigo! Vamos, corre! Segura minha mão.
A água invade tudo e as separa.
-- me dê sua mão. Vem comigo! Me dê sua mão! Me dê sua mão! Segura em mim!
O ursinho sai flutuando em meio aos automóveis, casas, objetos e corpos que bóiam pela cidade destruída. Alguns ainda lutam pela vida.
-- me dê sua mão! Me dê sua mão!
-- tarde demais, eu já não estou mais junto a ti.
O desmaio e a alucinação. A quase morte. O ursinho visto de baixo d’água em câmera lenta. O símbolo.

-- uma mulher alta. Sua esposa?
-- sim.
-- ela está com a mão no peito. Aperta forte. Foi como ela morreu?
-- sim. Infarto.
-- viveram muitos anos juntos?
-- sim.
-- ela se desculpa e pede a você que viva sua vida. Você está velho e precisa se reconstituir antes que seja tarde.
Promete que é a última vez que faz isso.
-- isso é um dom.
-- Não pra mim. Eu não consigo mais viver desse jeito, você não entende!?

Ela não esquece a imagem do ursinho e das visões que teve embaixo d’água. Resolve escrever sobre sua experiência. O garoto tenta encontrar uma resposta sobre seu irmão gêmeo e o vidente foge para um lugar novo onde ninguém possa interferir em sua vida.
-- se vocês quiserem, eu posso autografar o livro! Se gostaram...
-- eu quero.
Um sorriso. Troca de olhares.
-- você é o vidente.
-- você está me confundindo, garoto!
-- é sim. Eu te vi na internet. É você. Eu preciso que você me ajude.
-- não sei do que está falando.
Sai no meio das pessoas, tenta se desvencilhar. A jornalista continua autografando seus livros.

-- tira esse boné. Ele é meu. Aquele dia da explosão fui eu quem te salvou. Mas foi a última vez. Não usa mais este boné. Ele é meu. Agora você vai ter que construir sua própria história. Tome suas próprias decisões. Joga fora este boné.
Faz frio. É noite.

-- ela está naquele hotel que havia te falado.
-- eu vi como vocês se olhavam. Sinto muito por ter atrapalhado.
-- eu não sei do que você está falando, garoto!
-- mas agora sabe onde encontrá-la.
-- eu...
Desliga o telefone.

Quer saber quem são estes personagens, estas histórias e como elas se relacionam com a morte? Assista ao filme Além da Vida. Bem difícil se arrepender. A direção é do impagável e sempre certeiro Clint Eastwood. No elenco, Matt Damon, Cécile de France e Frankie McLaren.

Nenhum comentário: