quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Elvis & Madona

Longa que aborda a história de amor entre travesti e lésbica leva troféu de Melhor Roteiro, no Festival do Rio


Nessa terça-feira (dia 5), aconteceu a cerimônia dos premiados no Festival do Rio de 2010, no Cine Odeon. A estatueta de Melhor Roteiro foi para o longa Elvis & Madona, que narra a trama de amor entre uma travesti, interpretada pelo ator Igor Cotrim, e uma lésbica, vivida por Simone Spoladore. Quem recebeu o troféu, das mãos do ator Marcos Palmeira, foi o diretor do longa, Marcelo Laffitte.

A ideia do filme surgiu quando o diretor estava num quarto de hotel, em Miami, e na TV estava passando um programa de auditório, de brigas familiares, onde o assunto era um pai, que 20 anos após ter abandonado a família voltou como travesti. Mas o que estava sendo discutido no programa não era o fato dele ter voltado travestido de mulher e sim porque ele se apaixonou e ‘roubou’ a mulher de seu próprio filho. Foi a partir daí que o diretor se inspirou e criou a trama de Elvis & Madona.


Para Laffitte, o mais envolvente do filme, segundo os comentários que têm ouvido, é a história de amor humana, verdadeira e divertida que o filme narra. Um comentário comum de espectadores é que, depois de cinco minutos de projeção, esquece-se totalmente que os personagens são uma lésbica e uma travesti.

O longa foi um dos destaques na edição 2009 do Festival Mix Brasil, também chamando a atenção em eventos internacionais como o Melbourne Queer Film Festival. Elvis & Madona é cheio de diálogos naturais e sem enfeites, construindo um universo perfeito onde o amor não conhece gênero, apenas o coração, segundo definição do próprio diretor. O longa rende risadas, mas também toca em temas sisudos, como o preconceito contra pessoas LGBT.

O filme também era um dos favoritos na categoria Melhor Filme, mas este troféu acabou ficando com Vips - Histórias Reais de um Mentiroso, produção estrelada por Wagner Moura que narra a história de um dos maiores vigaristas do Brasil.

Nenhum comentário: