segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Violência psicológica resulta em suicídio de rapaz homossexual, nos Estados Unidos

O bullying, tipo de prática vexatória, fez mais uma vítima no mês de setembro, nos Estados Unidos. Desta vez, o adolescente homossexual Tyler Clementi, de 18 anos, que cometeu suicídio depois de ter um vídeo íntimo seu divulgado na internet. O garoto foi vítima de uma brincadeira de mal gosto de um outro adolescente com quem dividia um quarto na Universidade Rutgers, onde ambos estudavam.

Tudo começou no dia 19 de setembro, quando Dharun Ravi, que dividia o quarto com Clementi, postou em seu twitter uma mensagem dizendo que seu amigo havia lhe pedido o quarto até meia-noite. Ravi concedeu o pedido ao colega de quarto, mas ligou a câmera do computador e foi para o quarto de outro rapaz, Molly Wei, também aluno da instituição. De lá, ambos ficaram assistindo Clementi trocando carícias com outro homem.

Na semana passada, a dupla Dharun Ravi e Molly Wei foi detida e acusada de espalhar o material pela internet. Eles devem ser indiciados por violação da vida privada. Os rapazes postaram o vídeo no iChat e também o repassaram para outros alunos da universidade, expondo a intimidade de Clementi.

Três dias após a publicação do material pela rede, o jovem – não suportando a humilhação a que foi exposto - se jogou da Ponte George Washington, que liga Nova York a Nova Jersey. Antes disso, ele publicou em seu facebook a seguinte mensagem: “Vou pular da ponte GW, lamento”.

A universidade iniciou investigação para apurar os fatos. O diretor da instituição, Richard McCormick, disse em nota que se os estudantes forem considerados culpados, serão punidos. Detalhe: o jovem Tyler Clementi havia acabado de entrar na faculdade.

Nenhum comentário: